Regulamento
Capítulos:
I. Organização - Participação VII. Jogos
II. Troféus - Direção VIII. Comissão Disciplinar
III. Sistema de Acompanhamento IX. Antidoping
IV. Inscrições - Delegações - Lista de Jogadores X. Normas Econômicas
V. Uniformes XI. Coordenação prévia dos jogos
VI. Arbitragem XII. Disposições finais

Capítulo III. Sistema de Acompanhamento

ARTIGO 4

1. O Campeonato Sul-Americano Copa América, correspondente ao ano de 2004, terá 4 (quatro) etapas: a primeira, dividindo os participantes em 3 (três) grupos, e em seguida as quartas-de-final, semifinais e final.

2. Primeira Etapa:

2.1 Para a primeira etapa, as 12 (doze) equipes participantes na competição serão distribuídas em 3 (três) grupos de 4 (quatro) equipes cada um.

2.2 A formação dos grupos será feita pela Confederação Sul-Americana, através de um sorteio em público.

2.3 O sistema de jogo será o de Campeonato: cada equipe jogará uma partida contra os outros do mesmo grupo. Cada vitória vale 3 (três) pontos, empate vale 1 (um) ponto e derrota vale 0 (zero) pontos.

2.4 O andamento e o calendário dos jogos do Campeonato Copa América de 2004 está definido no anexo deste presente Regulamento, o mesmo não poderá ser modificado, a menos que exista uma razão justificada pelo Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol.

3. Quartas-de-final, Semifinal e Final:

3.1 As equipes classificadas em primeiro e segundo lugares, de cada grupo, e os melhores terceiros lugares, classificam-se para as quartas-de-final.

3.2 Os 2 (dois) melhores terceiros lugares serão determinados de acordo com os Itens 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 e 1.5 do artigo 5 do presente Regulamento.

3.3 Os jogos de quartas-de-final, as semifinais e a final, serão jogados pela classificação direta dos ganhadores.

3.4 Os ganhadores dos jogos das quartas-de-final serão classificados para jogar as semifinais.

3.5 Os ganhadores das semifinais disputarão as finais.

3.6 Os perdedores das semifinais disputarão o terceiro lugar.


ARTIGO 5

Casos de Empate

1. Os casos de empate ao final da primeira etapa, e para determinar as equipes classificadas em primeiro e segundo lugares, e os melhores terceiros, serão resolvidos pelos seguintes critérios:

1.1 Pelo número de pontos obtidos.

1.2 A equipe que tiver melhor saldo de gols. Este saldo se obtém diminuindo os gols marcados pelos gols sofridos.

1.3 Se não houver diferença de gols, a equipe classificada será a que tenha marcado maior quantidade de gols.

1.4 Se houver empate entre duas equipes, a equipe classificada será aquela que ganhar o confronto direto entre elas.

1.5 Se não houver uma definição da classificação após a aplicação sucessiva do regulamento, será realizado um sorteio entre as equipes empatadas. Este sorteio será feito na presença dos representantes das respectivas instituições.

1.6 Se o empate ocorrer entre as equipes que ainda jogarão entre si no último jogo de seu respectivo grupo, e o mesmo persistir depois de aplicar os critérios descritos nos Itens 1.1, 1.2, 1.3 e 1.4 sucessivamente, será definido o resultado mediante a execução de penalidades máximas, conforme o regulamento da FIFA.

1.7 Se nos jogos das quartas-de-final, semifinal e final, ocorrer um empate ao término do jogo, o ganhador será definido mediante a execução de penalidades máximas, conforme o regulamento da FIFA.

ARTIGO 6

Ordem e Segurança

1. A Associação Organizadora terá a responsabilidade de adotar as medidas necessárias para assegurar a ordem e a segurança nos estádios, antes, durante e depois dos jogos.

2. Também será responsável por qualquer incidente nos quais tenham envolvimento dirigentes ou torcedores da mesma equipe, seja durante o jogo ou em qualquer atividade relacionada ao Campeonato.

3. As Associações participantes são responsáveis pelo comportamento de seus dirigentes, jogadores, e pessoal relacionado no Campeonato.