Seleções
Colômbia

Copa América partidas - GRUPO A
Dia Cidade Estádio Hora Partida
Terça-feira, 6/7 Lima Monumental 17:30 Colômbia vs. Venezuela
Sexta-feira, 9/7 Lima Nacional 17:30 Colômbia vs. Bolívia
Segunda-feira, 12/7 Trujillo Mansiche 19:45 Colômbia vs. Peru

Introdução


Lição de história
por José Orlando Ascencio, jornalista do Diario El Tiempo, de Bogotá (COL)

A Colômbia enfrenta um desafio inédito na Copa América. Um país com poucos títulos internacionais (a Copa Libertadores de Nacional em 1989, um campeonato sul-americano juvenil em 1987, um pré-juvenil em 1993 e duas vitórias no torneio Esperanzas de Toulon em 1999 e 2000), entra pela primeira vez na Copa como campeão.

Com apenas dois jogos oficiais e dois amistosos com o novo treinador (Reinaldo Rueda, de 46 anos), a Colômbia tentará mudar a imagem de equipe com bom toque de bola, mas com saída de bola lenta e sem profundidade, que mostrou nos últimos anos. Porém, não rompe completamente com o passado. De fato, em seu primeiro jogo oficial, teve oito jogadores que estiveram na Copa América 2001, quando a Colômbia foi campeã.

A defesa colombiana não sofreu mudanças profundas. Rueda conta quase com a mesma base de time com que Francisco Maturana contou. A diferença, até agora, está no meio-campo: Rueda não tem um dez clássico. Nos últimos 15 anos, a Colômbia baseou seu jogo no talento de Carlos Valderrama. Quando Valderrama deixou a seleção, depois do Mundial da França, em 98, os técnicos que passaram pelo banco da Colômbia tentaram achar um substituto para ele. O que rendeu melhores resultados foi Giovanni Hernandez, mas não era igual ao "Pibe".

Rueda tentou uma nova tática, com volantes com mais desenvoltura física, maior velocidade e chegando mais na área. Desta forma também supre a ausência de centroavantes dribladores, pois os atacantes de que dispõe são mais de choque e força, como Juan Pablo Ángel e Sérgio Herrera. No primeiro jogo oficial, contra o Peru, em Lima, essa solução deu certo: ganhou com os gols de dois desses meio-campistas, Freddy Grisales e Frankie Oviedo.

Em direção ao futuro

Embora a defesa do título da Copa América seja o objetivo principal, Rueda repete sempre que é preciso começar a criar uma seleção colombiana para o futuro, para a qual pretende escalar os jogadores que teve nas seleções juvenis. "Não podemos interromper o trabalho com esses jogadores e aos poucos eles irão se integrando ao trabalho da seleção. Esse grupo de jogadores nascidos em 1983 e 1984 terão a idade ideal para enfrentar as eliminatórias do Mundial de 2010", disse Rueda.

Não seria estranho se algum dos jogadores que esteve na equipe que terminou em terceiro no Mundial dos Emirados Árabes Unidos fosse convocado para a Copa. Na sua estréia oficial nas eliminatórias, como técnico da seleção nacional, Rueda chamou o volante Abel Aguilar de apenas 19 anos, jogador do Deportivo Cali e um dos que mais se destacou no torneio Sub-20. Além disso, vários jogadores dessa equipe já estão no futebol estrangeiro, como Avimiled Rivas, que joga no Polideportivo Ejido, da segunda divisão da Espanha, e José Julian de la Cuesta, contratado este ano pelo Cádiz da Espanha.

Sem perder de vista a Copa América e as eliminatórias, Rueda começa a procurar os sucessores do inesquecível grupo que fez o nome da Colômbia ecoar no mundo do futebol, no começo dos anos 90. Lá já não estão Carlos Valderrama, nem Faustino Asprilla, nem Adolfo Valencia, nem Freddy Rincón, mas os que vieram depois deles e os que virão a assumir suas posições, nos próximos anos, querem mostrar que a lição dada pelos pioneiros foi bem aprendida.


Informações do país
Nome Oficial República da Colômbia (República de Colombia)
Capital Santa Fé de Bogotá
Maiores cidades Cali, Medellín, Barranquilla, Cartagena
Presidente Álvaro Uribe (desde 2002)
População 41 662 073 (julho/2003) - (3º)*
Mortalidade infantil 25,6/1.000 (6º)*
Expectativa de vida 71.14 anos (9º)*
Analfabetismo 8,4% (7º)*
Área 1 138 910 km2 (5º)*
Países vizinhos Brasil, Equador, Panamá, Peru e Venezuela
Idioma Espanhol
Moeda Peso colombiano (COP).
Cotação para o dólar: 1 US$ = 2.262
(abril de 2004)
PIB US$ 82 411 milhões (2002) - (5º)*
Renda per capita 1 890 (em dólares) - (9º)*
Internet 1,15 milhões de usuários (7º)*
Código co
Hora -5 GMT