Seleções
Equador

Copa América partidas - GRUPO B
Dia Cidade Estádio Hora Partida
Quarta-feira, 7/7 Chiclayo Elias Aguirre 19:45 Equador vs. Argentina
Sábado, 10/7 Chiclayo Elias Aguirre 17:30 Equador vs. Uruguai
Terça-feira, 13/7 Piura Miguel Grau 17:30 Equador vs. México

Introdução


A Copa onde o Equador quer ser protagonista
por Martha Córdova Avilés, jornalista do Diario Hoy, de Quito (EQU)

O Equador vai participar da Copa América no Peru depois de superar o inconveniente da hospedagem compartilhada com a Argentina

Sob o comando do jogador colombiano Hernán Dario "Bolillo" Gómez, o Equador jogará no grupo considerado "grupo da morte" contra o Uruguai, Argentina e México, num cenário diferente do de três anos atrás, quando chegou na Colômbia em 2001 como um dos favoritos.

Estava então em terceiro lugar na eliminatória da Copa do Mundo na Coréia e Japão 2002 e para chegar nesta posição venceu o Chile, Venezuela, Paraguai, Peru e o Brasil, numa seqüência de partidas.
Hoje o cenário é diferente. O Equador segue em oitavo lugar na tabela geral para a Copa do Mundo da Alemanha em 2006 e, apesar do seu time apresentar um futebol mais consistente, os resultados não aparecem. Venceu somente da Venezuela (2-0) e perdeu do Brasil, Paraguai e Argentina, enquanto empatou de zero a zero em casa com o Peru.

Na formação da equipe para a Copa América, "Bolillo" Gómez analisou vários aspectos contra e a favor de vários jogadores que fazem parte do seu esquema tático. Isto se deve à participação da equipe na Copa Libertadores da América da Liga Deportiva Universitária, campeã do futebol equatoriano, que é a base do quadro nacional.

Vários jogadores chegam ao Peru 2004 com 40 jogos disputados pelo torneio local, a Copa Libertadores e as eliminatórias. Para equilibrar esse desempenho, "Bolillo" recorreu à seleção Sub 23, que no pré-olímpico do Chile, realizado em janeiro passado, provocou grande surpresa.

Há três anos, o jogador nacional priorizou a preparação do combinado tricolor para as eliminatórias da Copa do Mundo. Desta vez, a equipe de jogadores precisa de ritmo de jogo, especialmente os atacantes, pois a ausência de gols na eliminatória se converteu no tendão de Aquiles do Equador.

Agustín Delgado está se recuperando de duas operações consecutivas e Iván Kaviedes não jogou em um time fixo no ano passado, e somente nesta temporada conseguiu melhorar seu rendimento em Barcelona. Carlos Tenório não conseguiu se equiparar em desempenho como goleador aos considerados titulares.

A melhor colocação da seleção equatoriana na Copa América foi em 1993 quando organizou este torneio. Ficou em quarto lugar depois de superar os EUA, a Venezuela e o Uruguai na primeira rodada, o Paraguai nas oitavas de final, perder para o México nas quartas de final e disputar com a Colômbia a medalha de bronze.

Hernán Dario "Bolillo" Gomez, que chegou ao Equador em agosto de 1999, segue um esquema tático muito conhecido no nível internacional, 4-4-2 com variantes a 4-5-1 ou 4-4-1-1.

Os titulares do Equador são o goleiro Francisco Cevallos; os zagueiros Ulises de la Cruz, Ivan Hurtado, Giovanni Espinoza e Neicer Reasco; no meio de campo se dividem Alfonso Obregon, Edwin Tenório, Alex Aguinaga e Edison Mendez; enquanto no ataque estão Tin Delgado e Kaviedes.

Na reserva estão o goleiro Jacinto Espinoza, da LDU; Cleber Chalá e Marlon Ayoví, do D. Quito; Angel Fernández e Ebelio Ordóñez do El Nacional; Ficson George do Barcelona.


Informações do país
Nome Oficial República do Equador (República del Ecuador)
Capital Quito
Maiores cidades Guayaquil, Cuenca, Santo Domingo de los Colorados, Machala
Presidente Lucio Gutierrez (desde 2002)
População 13 710 234 (julho/2003) - (8º)*
Mortalidade infantil 41,5/1.000 (11º)*
Expectativa de vid 71.89 anos (8º)*
Analfabetismo 8,4% (8º)*
Áre 283 561 km2 (10º)*
Países vizinhos Colômbia e Peru
Idioma Espanhol
Moeda Dólar americano (USD). Cotação para o dólar: 1 US$ = 1 (abril de 2004)
PIB US$ 17 982 milhões (2002) - (9º)*
Renda per capita 1 080 (em dólares) - (11º)*
Internet 328 000 de usuários (10º)*
Código ec
Hora -5 GMT