Seleções
Peru

Copa América partidas - GRUPO A
Dia Cidade Estádio Hora Partida
Terça-feira, 6/7 Lima Monumental 19:45 Peru vs. Bolívia
Sexta-feira, 9/7 Lima Nacional 19:45 Peru vs. Venezuela
Segunda-feira, 12/7 Trujillo Mansiche 19:45 Peru vs. Colômbia

Introdução


Pelo tricampeonato
por Wilder Buleje, jornalista do Diario El Comércio, de Lima (PER)

O Peru conquistou a Copa América em duas ocasiões: 1939 e 1975.
A equipe liderada por Claudio Pizarro quer ganhar o 'tri' em casa.

O brilho prateado da Copa América iluminou a comemoração de duas seleções peruanas. O magnífico reflexo da vitória premiou as atuações das combinações branco e vermelho em 1939 e 1975.
A primeira conquista aconteceu em casa, sob o comando do técnico inglês Jack Greenwell. No campeonato de 1939, em Lima, Teodoro 'Lolo Fernández, símbolo do Universitario de Deportes, brilhou e terminou como artilheiro do campeonato sul-americano com sete gols.
No entanto, na final contra o Uruguai, Jorge Alcalde se destacou. O 2-1 sobre os uruguaios foi selado com dois gols do ex-jogador do Sport Boys de Callao, o grupo de camisetas rosas do peruano Primer Puerto.

O gol de Cholo
O título de 1975 foi conquistado em Caracas (Venezuela) contra os jogadores da Colômbia. Héctor Chumpitaz na zaga, Teófilo Cubillas como volante e Juan Carlos Oblitas na retaguarda, se destacaram de forma muito nítida na equipe dirigida pelo estrategista nacional Marcos Calderón, morto na tragédia aérea de Alianza Lima em 1987.
No entanto, o toque de triunfo veio da Espanha. A magia de 'Cholo' Hugo Sotil apareceu na final de Caracas e, com um único gol em sua única aparição no torneio, fez vibrar uma nação inteira. O então jogador do Barcelona entrou para a história com uma atuação inesquecível.
Pela sexta vez, o Peru organizará uma Copa América e o brasileiro Paulo Autuori tem presente o desafio do tricampeonato aspirado por todo o povo.
A primeira vez que o Peru foi sede de um campeonato sul-americana foi em 1927. Voltou a ser sede em 1935, 1939, 1953 e 1957. Retorna depois de 47 anos, e a expectativa é imensa.

Novos rostos
Os nomes mudaram. As novas gerações têm símbolos brilhantes do futebol: Claudio Pizarro, goleador do Bayern de Munique, na Alemanha, Andrés Mendoza, artilheiro do Brujas da Bélgica, Nolberto Solano, volante do Aston Villa da Inglaterra, Miguel Rebosio do Zaragoza da Espanha, Roberto Palacios do Morelia do México. Eles monopolizaram a atenção das torcidas locais e o interesse dos simpatizantes estrangeiros.
Juntaram-se a eles nomes de jogadores com futuro promissor como Jefferson Farfán, atacante do Alianza Lima e Juan Cominges, volante do Sporting Cristal, que vêm alternando com ótimos jogadores como Jorge Soto, Marko Ciurlizza, Juan Jayo, o goleiro Óscar Ibáñez, entre outros.

Descentralização
A organização levará o campeonato a sete cidades: Piura, Chiclayo e Trujillo no norte; Lima no centro; Arequipa, Cuzco e Tacna no sul desfrutarão de jogos de grande qualidade e transcendência.
A imensa geografia peruana receberá as doze seleções que tomarão parte nesta festa do futebol. As partidas serão disputadas ao nível do mar em Piura, Chiclayo, Trujillo, Tacna e Lima. Em Arequipa ficarão a uma altitude de 2.400 metros acima do nível do mar e em Cusco a 3.600 metros acima do nível do mar.

Audiência mundial
O espetáculo futebolístico terá uma audiência de seis bilhões de telespectadores. Número recorde para a Copa América. Os olhos do mundo estarão fixos no torneio, nos jogadores e nas amabilidades do país anfitrião. As luzes do planeta futebol estarão concentradas no Peru entre os dias 6 e 25 de julho. O brilho que deverá gerar a boa organização do campeonato iluminará os principais envolvidos. No final a Copa América será o prêmio e o brilho prateado do troféu sul-americano permanecerá nos rostos de felicidade dos ganhadores.


Informações do país
Nome Oficial República do Peru (República del Perú)
Capital Lima
Maiores cidades Arequipa, Trujillo, Callao, Chiclayo, Lambayeque
Presidente Alejandro Toledo (desde 2001)
População 28 409 897 (julho/2003) - (5º)*
Mortalidade infantil 33,4/1.000 (9º)*
Expectativa de vida 70.88 anos (11º)*
Analfabetismo 10,1% (10º)*
Área 1 285 220 km2 (4º)*
Países vizinhos Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Equador
Idioma Espanhol
Moeda Nuevo Sol (PEN).
Cotação para o dólar: 1 US$ = 3,75
(abril de 2004)
PIB US$ 54 047 milhões (2002) - (7º)*
Renda per capita 1 980 (em dólares) - (8º)*
Internet 3 milhões de usuários (5º)*
Código pe
Hora -5 GMT